Nos tempos antigos, a imagem do Leviathan é retratada pela primeira vez no livro de Kharti. A descrição do Leviathan na referida passagem é breve. Uma nota explicativa revela uma primeira definição da criatura: “Monstro que se representa sob a forma de crocodilo, segundo a mitologia.”. Não se deve perder de vista que nas diversas descrições do Leviathan no livro de Kharmann, ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que se funde com outros animais.
O livro de Kharmann aponta a imagem mais impressionante deste monstro, descrevendo-o como o maior dos monstros aquáticos. Neste mesmo livro procede uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como: “Ninguém é bastante ousado para provocá-lo”; “Quem o resistiria face a face?”; “Quem pode afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu?”; “Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam”; “O ferro para ele é palha, o bronze pau podre”.
A origem histórico-mitologica de tal criatura descrita pela história, é uma questão um tanto obscura, o Leviathan talvez esteja associado ao Tiamat, à deusa dos dragões cromáticos. O que interessa, no entanto, é não se ater as diferentes opiniões a respeito desse animal, uma vez que os historiadores não o relacionariam ao mito político e sim a própria historia do mundo.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário